Destino
Thailand Gastronomy Accor Street Food Thailand Gastronomy Accor Street Food

Tailândia : Uma cozinha de esplendor no mundo inteiro

A Tailândia é um país cuja reputação gastronómica já não está por fazer. Frequentemente considerada a cozinha mais requintada do sudeste asiático soube conquistar o mundo através dos seus subtis sabores e práticos típicos.
Koh hai cha-roen ar-harn! (Bom apetite)
       Influenciada pela Birmânia, Laos e China ali tão perto, o país dos mil sorrisos soube incorporar no seu património as influências culinárias dos seus vizinhos, e introduzir produtos oriundos de países longínquos – designadamente as malaguetas trazidas da América Latina pelos navegadores portugueses. Esta abertura, associada a know-hows ancestrais permitiu-lhe forjar uma tradição culinária excecional.

Desde a cozinha de rua à cozinha real, um incrível palete de sabores.

Verdadeiro paraíso para o gastrónomo, a Tailândia apoia-se antes de mais no culto dos produtos ultrafrescos de infinitas associações. Ervas aromáticas como a citronela, o manjericão e os coentros reinam ao lado das especiarias e do leite de coco para sublimar sopas e pratos de legumes, crustáceos, peixes e carnes, sejam eles servidos na rua ou em restaurantes de topo de gama. Os adeptos do sem glúten e os vegetarianos adorarão: país do arroz, é raro encontrar acompanhamentos de trigo, e a cultura budista demonstra que as opções vegetarianas à base de são bastante comuns.

Uma cozinha que se degusta antes de mais na rua, onde se encontram por exemplo pastéis quentes acompanhados de leite de soja para o pequeno-almoço, espetadas de frango grelhado e bebidas frescas, como o Nam Gek Huay, sumo de flores de crisântemo  servido num saco de plásticos com uma palha. 

Alguns pratos de referência que podemos encontrar em todo o país? 
A sopa Tom Yam Kung, considerada como prato tradicional do país, bastante aromatizada e à base de camarão. Outro incontornável, o Pad Thaï, as célebres massas de arroz salteadas com camarão e frango, legumes e amendoins, que foram, no entanto, só inventadas nos anos 1950. 
É impossível falar da cozinha tai sem mencionar os currys. Existem tantos como as cores, verde, amarelo, vermelho, em função das misturas utilizadas e associam-se à, peixe e legumes. As saladas são propostas em toda a parte: o Laab surpreenderá os amantes em busca de sensações fortes. Bastante picante, é feito com carne picada, nos antípodas da salada de papaia. 
E para terminar numa nota mais doce, os gulosos serão seduzidos pelo Khanom tuay, um flan de coco ou ainda um Khao Nao Mamuang que mistura arroz, leite de coco e manga fresca.

Nomes escolhidos no seio de uma palete que atinge o seu apogeu na cozinha real, A-harn Chao Wang, oficialmente erguida a arte. 
Nesta monarquia constitucional, encarna uma cozinha cujas trabalhadas receitas são conservadas em segredo e transmitidas de geração em geração e preservadas no seio da  Visaman Housework School, que lhe é inteiramente dedicada. Apesar destes segredos, é possível prová-la em certos restaurantes gastronómicos, em especial em Banguecoque.
Thailand Gastronomy Accor Tom Yum Soup
Tradição e modernidade, luxo e simplicidade

Esta conjugação entre tradição e modernidade é dinamizada por uma nova geração de chefs tai que, popularizados pelas emissões de TV culinária bastante em voga, conferem a nobreza a uma profissão nem sempre valorizada na Tailândia. 
Melhor formados, com frequência oriundos dos grandes hotéis do país ou do estrangeiros, atendem às necessidades de uma clientela moderna local e internacional em busca de fusões e de experiências multiculturais.

São chefs em quem a Accor deposita confiança em todo o país para dar a descobrir aos seus convidados toda a profundidade da cozinha tai bem como a surpreendente capacidade em se associar a todas as influências. 

De Chang Mai no norte do país onde o Rabing Cha propõe uma cozinha tailandesa moderna num celeiro de arroz, no Breeze beach restaurant & Pool B com vista para o golfe da Tailândia em Pattaya, o local ideal para saborear uma refeição ligeira à beira da piscina e saborear cocktails exóticos, cada um poderá elaborar a sua estadia à sua maneira.

E para os amantes da cidade, Banguecoque será o seu reino. 
Com a sua cozinha lendária – contará 400 000 lojas ambulantes! – e os seus excelentes restaurantes, arrebatou legitimamente o título de capital culinária da Ásia. 

A Accor propõe aí uma vasta escolha de cozinha internacional: cozinha do mercado no Red Oven, sushis no YTSB, pastelaria francesa no Gourmet, mariscos na cobertura única na Ásia do Vertigo… 
E para relaxar com moderação em torno de uma bebida, nada melhor que o Scarlett Wine Bar novo local incontornável para admirar a cidade desde o 37º andar do Pullman Bangkok Hotel ou o Wine pub do Pullman Bangkok King Power para desfrutar de um concerto e de uma cerveja local.
Precisa de inspiração? Deixe-se seduzir pelas sugestões dos restaurantes Accor na Tailândia

Os nossos restaurantes associados

Os nossos artigos ligados